Relatório final sobre a saúde financeira da Caprem

A CAPREM apresenta quadro detalhando a movimentação de receitas e despesas de 2017, onde consta um superávit financeiro da ordem de 3,3 milhões de reais, com patrimônio superior a 61 milhões, porém, segundo o Presidente da entidade, apesar deste aumento do patrimônio da CAPREM, a situação é preocupante a médio e longo prazo.

Quando observamos apenas o resultado final, a “foto é bonita”, pois estamos falando em superávit, porém, quando se observa apenas as primeiras linhas (receita/despesa), ou seja, o quanto arrecadou com contribuições e o quanto se pagou de benefícios, aí se apura um déficit importante. Isto se deve ao fato de que o último grande concurso realizado para todos os cargos, foi em 2008, ou seja, a 10 anos. O que vem sendo decisivo para o equilíbrio financeiro e atuarial da CAPREM até o momento, são os resultados das aplicações financeiras e aí, quero parabenizar o trabalho do Comitê de Investimentos, que mais uma vez, com trabalho profissional sério, alcançou a meta atuarial para a entidade, meta esta que é anual e consiste na soma do IPCA (inflação) + 6% de juros ao ano.” Ressaltou o Presidente Edimilson Campos.

Ainda segundo o Presidente, tal preocupação tem sido apresentada ao Prefeito Municipal, pedindo urgência na realização de um concurso público para todas as categorias, do contrário, a Prefeitura terá que aumentar a alíquota patronal e talvez ainda, pagar um aporte mensal. Este resultado já deverá ser demonstrado no estudo atuarial de 2018, ano base 2017 que deverá ser entregue até 31/03/2018, por força de lei.

Relatorio de atividades 2017
  • By admin |