A Importância da Diversificação

Diversificação da carteira é essencial para garantir a segurança do investimento. A diversificação diminui sensivelmente o risco, pois você pode ajustar sua carteira de acordo com sua tolerância ao risco e as flutuações do mercado.

Diversos estudos já provaram que 90% da variação do retorno de uma carteira de investimentos no longo prazo é atribuída a forma como os ativos são alocados. Com isso sobram apenas 10%, que são atribuídos ao momento de compra e venda do ativo. Em outras palavras, a maneira como você distribui os ativos é 9 vezes mais importante do que o momento em que você compra ou vende-os.

diversificar

A Tríade Financeira

Embora cada pessoa tenha seu próprio perfil de investidor, com objetivos e metas completamente diferente de outros investidores, é possível apontar 3 tipos de investimentos que são adequados para qualquer carteira de investimentos. São eles:

  • Renda Fixa
    Fundos Imobiliários
    Fundos de Ações

Somente com esses três tipos de investimentos é possível montar uma ótima estratégia de alocação de ativos. Isso porque a diversificação vai além dessas três classes. Dentro de cada uma delas ainda podemos encontrar diversos tipos de investimentos que permitem diversificar a carteira ainda mais.

Renda Fixa

Dentro da Renda Fixa podemos encontrar as seguintes classes de ativos:

Fundos de Renda Fixa
Títulos Públicos Federais (Tesouro Direto)
Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Os Títulos Públicos do Tesouro Direito são a melhor forma de investir na alocação de ativos. Através deles é possível diversificar o investimento entre os diferentes títulos existentes: pré-fixados, pós-fixados e atrelados a diferentes índices, como a taxa Selic a ao IPCA (taxa de inflação).

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários são investimentos que permitem o acesso ao mercado imobiliário com baixo capital. Dessa forma o pequeno investidor pode ter acesso a empreendimentos imobiliários de alto qualidade através da compra de cotas. A diversificação ocorre ao comprar cotas de diferentes fundos, que atuam em mercados diferentes, como shoppings, indústria, imóveis comercias, imóveis residenciais, etc.

Fundo de Ações

Constituído sob a forma de condomínio aberto e fechado, reúne recursos de um determinado grupo de investidores, administrados por uma instituição financeira, que são aplicados em uma carteira diversificada de ações. … Assim, este investimento é perfeito para a alocação de ativos, pois permite uma alta diversificação da carteira, investindo em mais de 50 ações de uma só vez.

O Controle do Risco

A sensível diminuição do risco é a principal vantagem da alocação de ativos. Muitos investidores caem na ilusão de olhar somente para o retorno de um ativo, porém esquecem que maiores retornos estão ligados a maiores riscos.

Dependendo da origem e natureza da sua riqueza, da sua idade e do seu perfil de investidor a sua estratégia de alocação de ativos vai ser completamente diferente de outros investidores. Um senhor com setenta anos de idade e com dezenas de milhões de reais de patrimônio líquido vai ter uma estratégia de alocação de ativos muito diferente do que um recém graduado da faculdade de vinte e poucos anos que tem um emprego, empréstimos estudantis para pagar e quer poupar para comprar uma casa.

A Renda Fixa é considerada um investimento de baixo risco, os fundos de imobiliários são de risco intermediário e as Ações de alto risco. Isso quer dizer que um investidor conservador irá ter uma carteira com maior composição de Renda Fixa do que de Ações e Fundos Imobiliários. Um investidor de perfil agressivo terá em sua carteira mais Ações e menos Renda Fixa e Fundos Imobiliários, e assim por diante.

Conclusão

Enfim, a alocação de ativos é definitivamente a melhor estratégia de investimento, pois através dela é possível obter maiores retornos com menores riscos. Quando um ativo perde valor, essa perda é compensada com o ganho de um outro ativo da carteira, e o resultado no longo prazo é sempre positivo.

  • By admin |
  • 1 de julho de 2015
  • | Categories: Post